quinta-feira, 7 de julho de 2022

Pílulas que brotam no consciente

"Terraço do café à noite" (1888), pintura de Vincent van Gogh  (1853–1890) pertencente  ao acervo do Kröller-Müller Museum de Otterlo, Holanda.
"Terraço do café à noite" (1888), pintura de Vincent van Gogh  (1853–1890) pertencente  ao acervo do Kröller-Müller Museum de Otterlo, Holanda.

Meus amigos, este blog já me serviu de válvula de escape quando trabalhava primordialmente como arquiteto e precisava registrar meus pensamentos além do assunto profissional. Os anos se passaram e, neste momento, a balança se inverteu: hoje sou pago para escrever e editar e-books e livros. Em razão disso, não consigo mais escrever textos inéditos e exclusivos para este espaço, todos os meses. A solução que encontrei for reproduzir as pílulas que escrevo no Twitter e no Instagram. Se em algum momento pintar um inspiração, logicamente escreverei aqui, pois não desejo abandonar o prato onde me alimentei de entusiasmo por tanto tempo. Grato pela compreensão.

* * *

O ser humano é um minerador de sentimentos e emoções. Então, de um mesmo bloco de vida, contexto social e cotidiano, enquanto uns tiram beleza e poesia das coisas mais simples, outros tiram apenas o tédio e marasmo. Pois uns mineram com picaretas e outros com bananas de dinamite.

Ao que tudo indica, nascemos com essas ferramentas e é muito difícil trocá-las ao longo da jornada. Podemos apenas aperfeiçoá-las, mediante reflexões e autoconhecimento.

* * *

Não existe solução aguda para um problema crônico.

Quando crises agudas se resolvem sozinhas, logo são esquecidas. Mas as crises recorrentes, seja na política de um país, seja na saúde de um indivíduo, roubam tempo e atenção das pessoas. As soluções crônicas? Mudanças de hábitos.

Hábitos que são adquiridos paulatinamente com doses cavalares de educação: formal, cívica, física, alimentar e financeira, entre outras. Como isso leva tempo (mais do que uma geração) o debate sobre isso não se sobressai.

A maioria das pessoas não quer ler ou ouvir a respeito. Elas querem salvadores da pátria, remédios milagrosos, fórmulas mágicas.

Mentiras bem cozidas rendem mais do que verdades cruas.

* * *

"Sonhe grande" - eles dizem. "Dá o mesmo trabalho de sonhar pequeno" - eles complementam. Mas eles não estarão lá quando você criar expectativas além do que pode realizar, pois muita coisa sequer depende de você. O resultado? Frustração.

Sonhe - mas planeje e considere os riscos.

Quando você espera por algo bom que não acontece, você fica triste.

Quando você espera por algo ruim que não se confirma, você sente um alívio.

Por isso é bom transformar sonhos em planos, incluindo o chamado plano B, que é posto em prática quando o plano A não dá certo.

Logo, se você não tem um plano B, seu plano original não é bom o suficiente.

A felicidade não depende da realização de um sonho grande. Isso é conversa para vender livros de autoajuda.

A felicidade, sempre fugaz, brota em momentos de tranquilidade, quando as adversidades inerentes do cotidiano não conseguem perturbar nossa paz de espírito.

* * *

"Trabalhe enquanto os outros descansam, planeje enquanto os outros dormem, estude enquanto os outros se divertem" - e um dia você terá uma crise de ansiedade, um ataque cardíaco, ou quem sabe um AVC. Tudo tem seu tempo. E podemos nos doar 100% de cada vez, inclusive para relaxar.

Uma coisa muito difícil para aprender nestes tempos pós-modernos: relaxar por um tempo, sem sentimento de culpa.

Não querem que você faça isso. Querem te manter sempre ocupado. Sempre com a atenção e o foco na tela de um celular.

Pois se entreter com uma tela é diferente de relaxar.

E relaxar é perigoso: abre brecha para você pensar por contra própria. Para ser criativo.

Por isso criticam o ócio, pois o ócio pode ser criativo. E isso aumenta a concorrência para eles.

Gente criativa é mais difícil de domar.

* * *

Essa é a geração que começa no "all-in" e termina no "burnout". Entram de cabeça na aventura. Mergulham fundo. Aí começa a faltar ar nos pulmões e a superfície está longe demais para aliviar o desespero. Para todos os casos, está tudo bem. Tudo sob controle. A quem pedir socorro?

Não por acaso as grandes religiões monoteístas do mundo ordenam um dia de descanso semanal.

Mas a secularização dos costumes nos convenceu de que a religião é coisa do passado, de gente supersticiosa. Aí veio o capitalismo e nos convenceu de que trabalhar 7 por 24 é algo bom.

Agora, no berço da Revolução Industrial, estão experimentando a jornada semanal de 4 dias úteis.

Ou seja, os pós-modernos estão descobrindo o que os antigos já sabiam há milênios: o ser humano precisa descansar. Isso deveria ser sagrado.

Então, nem "all-in", nem "burnout". O meio termo, defendido por Descartes, é parte da solução.

* * *

Confio mais numa pessoa que me alerta sobre algo que eu poderia ter feito melhor, do que naquela que sempre me elogia. Fala mansa demais me deixa em estado de alerta. De vez em quando um soco na mesa é bom, das duas partes de uma conversa - isto significa que são pessoas de brio.

Não se constrói nada com apatia e indiferença. No fundo, é isso que os fazedores de média tentam camuflar em cada tapinha nas suas costas.

* * *

Os e-books são bons? São ótimos. Mas você precisa de uma tela para ler. E se tem uma tela, tem fonte de distração e tem alguém querendo te monitorar. Por isso, os livros impressos tem seu charme: eles não tem cookies e te desconectam para valer. O livro é uma peça de resistência.

Abra um livro e feche sua mente para os males da hiperconectividade.

* * *

O sujeito contou que sofria de enxaqueca de vez em quando e perguntou se eu tinha dores de cabeça também. Respondi que não, desde que conheci a minha namorada, pois perdi a minha cabeça por causa dela. As pessoas ao redor riram e me taxaram de romântico incurável. Ela sabe disso.

#diadosnamorados

* * *

Quando você tentar dizer apenas o que as pessoas querem ouvir ao invés de dizer o que as pessoas precisam ouvir, então você se tornará mais um escravo dos mecanismos de buscas na rede, que tonificam a mesmice ao invés de provocar o atrito de ideias, sem o qual a gente não evolui.

Você pode ter milhões de seguidores e ganhar um bom dinheiro com isso, mas ainda assim será apenas um escravo das aparências, com medo de ser cancelado.

Além disso, viverá em cima do muro e sentirá medo quando resolver ficar uns dias sem dar as caras. Será rodeado de assessores que te falam apenas o óbvio.

Então, chegará o dia em você desejará ser apenas mais um anônimo, mas não poderá confessar isso.

Pronto. Já escrevi a sinopse do filme. Só falta algum diretor levar a história adiante:)

* * *

Um objetivo nobre, que faz alguém desejar a independência financeira, é não depender dos filhos na terceira idade. Porém é bom lembrar que, emocionalmente, seremos sim dependentes de nossos filhos. Portanto, não devemos esquecer deles agora, quando eles dependem de nós para tudo.

A aula de piano da menina não é um gasto essencial. E daí? Não vou cortar. E vou mandar o elemento para o beleléu se ele vier com essas planilhas que desconsideram os juros sobre a afeição empenhada.

Não é para isso que a gente trabalha?

O pior tipo de pobreza é a pobreza de espírito.

* * *

Dicas quentes para enriquecer mais rápido: adie o casamento, adie o nascimento dos filhos, adie a compra da casa própria, adie a viagem para a Tailândia. Você pode não ficar milionário, mas ao menos terá dinheiro para o terapeuta tratar o vazio inexplicável da sua alma entediada.

Mensagem subliminar do guru da prosperidade:

"Permaneça sozinho, sem um objetivo concreto para buscar, assim fica mais fácil te sequestrar emocionalmente."

Os líderes populistas da política usam a mesma tática.

Eles não te incentivam para buscar educação. Eles não te incentivam a levar o trabalho a sério. Mas é isso que te leva para frente.

O que vem depois do estudo e do trabalho, é apenas consequência: a capacidade de poupar, investir e empreender.

* * *

Você não é especial. Se isso te conforta, também não sou. O que nós, pessoas comuns, podemos fazer para progredir, sem contar com um golpe de sorte? Fazer o que os iludidos, que se acreditam especiais, não fazem: levar os estudos a sério e trabalhar com gratidão pelo dom da vida.

Existe uma falsa noção de que sem estudo e trabalho podemos resolver nossas vidas, pois toda semana alguém fica famoso por causa de um bordão inusitado que viraliza na Internet.

Mas a estatística está aí para mostrar que para cada garoto que usa luva de pedreiro e grita "receba", existem milhares de anônimos que precisam da mesma luva para empunhar uma enxada num canteiro de obras.

Sim, para nós, meros mortais, as coisas demoram para acontecer. Mas acontecem para quem se empenha e não se ilude.

A gente não pode depender de um golpe de sorte, pois o caminho contrário também existe.

* * *

Quando duas pessoas honestas desejam fazer um acordo, elas constroem uma aliança. Quando duas pessoas desconfiadas precisam fazer um acordo, elas estabelecem um pacto. Lembre disso na hora de investir. Quem compra empresas e FIIs deve confiar em seus gestores. Que sejam honestos.

Gravei um vídeo com esta temática. Novidades em breve.

* * *

O jornalismo evoluiu das entrevistas editadas das páginas amarelas da antiga Revista Veja para as entrevistas ao vivo com horas de duração, conhecidas como podcasts. Estes programas são destruidores de reputação e fontes de cancelamento. Esse é o risco de ficar falando sem parar.

Sabe aquele piloto que você admirava na infância? Pois é, ele fala muita asneira.

Mas nos julgamentos sumários da Internet, ele já foi apedrejado. Foi pior do que bater um carro no muro de Indianápolis a mais de 300 km/h.

* * *

2020 foi apenas o prenúncio de uma década difícil que teremos pela frente. Ainda assim, há muita margem de manobra para quem estuda com afinco, leva o trabalho a sério, poupa com diligência e investe com regularidade. Logo, a disciplina e a paciência seguirão fazendo a diferença.

A economia funciona por ciclos e cada fase dura alguns anos. Depois de uma década de crescimento global, com certa bonança, chegou a hora de enfrentarmos tempo nublado.

Torcer para a tormenta passar rápido não vai resolver o problema.

O que resolve é arrumar a casa, ajustar as velas do barco e seguir em frente.

Sem fórmula mágica. Sem ilusões.

Pois você já sabe que quem tentar te vender isso não está te ajudando.

* * *

Há rumores crescentes de uma grande recessão mundial que estaria por vir. Que seja.

Mas? As pessoas continuarão precisando se alimentar, se vestir, se educar, se comunicar, se iluminar, se...

Os fornecedores de bens e serviços continuarão necessários. Seja sócio deles, via Bolsa.

Já tem gente falando o que a maioria quer ouvir:

- Hora de sair da Bolsa e ir para o Tesouro Direto.

Mas estou aqui para marcar posição:

- É hora de comprar Bolsa com aquele dinheiro que não for necessário no curto e médio prazo.

O que parece contra-intuitivo é, na verdade, uma alavanca de crescimento no longo prazo.

* * *

Veja também:

Fragmentos de reflexões a espera de depuração

A felicidade está sendo ignorada

A coleção de livros da Suno

Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.