sábado, 6 de outubro de 2018

A Suno também é uma casa publicadora de livros

Jean Tosetto - arquiteto e escritor, Fabio Humberg - editor da CL-A Cultural, e Tiago Reis - fundador da Suno Research.
Jean Tosetto - arquiteto e escritor, Fabio Humberg - editor da CL-A Cultural, e Tiago Reis - fundador da Suno Research.

Livros estão mais perto da mentalidade do investimento de longo prazo do que o senso comum reza. Se o objetivo dos investidores de valor é obter a independência e a liberdade financeira através do mercado de capitais, os leitores de livros – em geral – obtém a independência por meio do pensamento crítico e a liberdade em relação às amarras dos ditados populares.

Portanto, livros que tratam de investimentos no mercado financeiro atuam duplamente na busca do leitor e investidor pela independência e pela liberdade, num sentido mais amplo. Quem lê habitualmente livros sobre estratégias de investimentos deseja quase sempre adquirir mais autonomia para desenvolver as próprias análises perante as diversas oportunidades que as Bolsas de Valores propiciam ao longo dos anos.

Por isso, a Suno Research, casa independente de análise sobre investimentos no mercado financeiro que atua também no campo da educação financeira, não poderia ficar de fora do mercado de livros.

Pode haver uma contradição neste princípio, uma vez que o foco da Suno é fornecer relatórios sobre ativos para seus assinantes. Num primeiro momento pode parecer proveitoso que o perfil de assinantes de um serviço como o da Suno seja de alguém submisso e dependente de suas recomendações, e que ensiná-los a ter mais autonomia para fazer as próprias análises pode ser uma motivação para a não renovação futura das assinaturas.

Mas a realidade indica que quanto mais alguém estuda o mercado financeiro, maior é a necessidade de acessar os pareceres de analistas profissionais para confrontar os dados e validar, ou não, suas premissas. Ao direcionar esforços para o desenvolvimento pessoal de investidores que acompanham seus serviços, a Suno está colaborando com o mercado brasileiro como um todo, além de aumentar as possibilidades de novas recomendações para novos investidores.

Este, portanto, é um jogo de ganha-ganha, como deveriam ser todos os negócios do sistema capitalista.

Livros para tirar a pessoa da imobilidade

Antes de lançar seu primeiro livro, a Suno estudou o mercado brasileiro de livros sobre investimentos em renda variável e constatou uma lacuna justamente nos livros de entrada para o mercado de capitais, que sejam voltados para quem tem pouca ou nenhuma experiência no assunto. Os livros estrangeiros que são traduzidos para o português geralmente não abordam a realidade brasileira ou são complexos demais para os leigos.

O desafio proposto, então, seria elaborar livros que pudessem ser de fácil entendimento para os principiantes, sem deixar de acrescentar algo positivo e relevante para aqueles que já assimilaram a importância de operar com regularidade na Bolsa de São Paulo.

Ao invés de produzir tijolos de 600 páginas difíceis de digerir, a Suno optou por livros que fossem assertivos em suas abordagens, de modo que os três volumes já lançados da coleção Guia Suno tem entre 115 e 151 páginas equivalentes ao formato A5, na versão eletrônica disponível na loja virtual da Amazon.

Nada impede que no futuro a Suno venha a lançar livros mais densos e voltados para investidores qualificados. Tudo vai depender da evolução da própria coleção Guia Suno, que já tem mapeado diversos temas que receberão a atenção da empresa nos próximos anos.

Outro aspecto da estratégia adotada pela Suno é lançar os livros inicialmente em formato eletrônico, o que permite oferecê-los por preços mais acessíveis e democráticos, além de receber dos leitores um importante feedback. Isto ajuda os produtores de conteúdo no aprimoramento de cada livro, que conforme a aceitação do público terá mais chances de ganhar a tradicional versão impressa, cuja logística para revisão, edição e lançamento ocorre num ritmo bem mais cadenciado.

Guia Suno Dividendos

É o que ocorreu com o Guia Suno Dividendos, lançado em dezembro de 2017 na versão eletrônica na Amazon, que ganhou sensíveis aprimoramentos na versão impressa elaborada em conjunto com a Editora CL-A Cultural, que apresentou a primeira tiragem ao público em setembro de 2018. Vale lembrar que os aprimoramentos incorporados na versão impressa automaticamente são atualizados na versão eletrônica, de modo que os primeiros leitores do livro não ficam prejudicados.

Para adquirir a versão eletrônica do Guia Suno Dividendos clique aqui:
https://amzn.to/2DVzbtl

Para adquirir a versão impressa do Guia Suno Dividendos clique aqui: https://editoracla.commercesuite.com.br/financas/guia-suno-dividendos-a-estrategia-para-investir-na-geracao-de-renda-passiva

Guia Suno de Contabilidade para Investidores

Se não fosse pela letargia provocada pela Copa do Mundo de Futebol da Rússia, o Guia Suno de Contabilidade para Investidores poderia ter sido lançado um pouco mais cedo, mas ele foi apresentado somente no final de julho de 2018. De certo modo, este livro é um desdobramento de um capítulo importante do Guia Suno Dividendos, que por sua vez apresenta uma visão mais geral sobre a estratégia voltada para o longo prazo.

O Guia Suno de Contabilidade para Investidores tem um grau maior de aprofundamento para a leitura e análise dos Balanços Patrimoniais das empresas de capital aberto, bem como das Demonstrações de Resultados de Exercício e Demonstrações de Fluxo de caixa.

Para adquirir a versão eletrônica do Guia Suno de Contabilidade para Investidores clique aqui:
https://amzn.to/2Qk7BMa

Guia Suno Fundos Imobiliários

Junto com a primavera chegou o Guia Suno Fundos Imobiliários. Este é um livro ideal para aqueles que relutam em investir em renda variável. Os fundos imobiliários representam uma alternativa de investimentos segura e rentável, que por si só é capaz de trazer a independência financeira no longo prazo, através da geração progressiva de renda passiva. Muitas pessoas entram na Bolsa de Valores em função dos fundos imobiliários e acabam migrando parte de sua carteira de investimentos para as ações pagadores de dividendos, de modo que a leitura completa da coleção Guia Suno se revela altamente profícua.

Para adquirir a versão eletrônica do Guia Suno Fundos Imobiliários clique aqui:
https://amzn.to/2R6uyPP

A Suno quer mais

As tratativas da Suno Research com a Editora CL-A Cultural para desenvolver a versão impressa do Guia Suno de Contabilidade para Investidores, bem como do Guia Suno Fundos Imobiliários, já estão bem adiantadas e os lançamentos devem ocorrer no ano de 2019, em paralelo com novos lançamentos de livros na versão eletrônica.

Um novo tempo se aproxima no mercado nacional de capitais e de livros, e os leitores e investidores brasileiros em breve não precisarão mais recorrer aos livros escritos em outras línguas e para outras realidades. Com o crescimento sustentável da coleção Guia Suno, cada vez mais pessoas terão acesso às informações essenciais para se desenvolverem como investidores autônomos e cientes de que a liberdade e a independência financeira são plenamente alcançáveis.

Ler é um dos melhores investimentos que qualquer um pode fazer.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.