quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A Kombi de São Luiz

A Kombi de São Luiz do Paraitinga.

Poucas cidades no Brasil ainda ostentam edificações de taipa e pilão, erguidas no tempo da colônia. São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba em São Paulo, é uma delas. A água da chuva é a grande inimiga dessa técnica construtiva.

Por aí se calcula o tamanho do desastre que foi a enchente histórica que mergulhou o centro da localidade no caos, em 2010. O povoado, famoso também pelas marchinhas de carnaval, está se refazendo até hoje.

Estive lá recentemente para degustar uma broa de fubá, numa padaria setentona, entre a Praça da Matriz e o Mercado Municipal. Caminhando pelas ruas estreitas, intercaladas por largos e coretos, me deparei com essa Kombi ancorada diante de uma pizzaria. Mas é o vizinho da frente que rega o jardim parcialmente suspenso sobre quatro rodas.

O que era para ser motivo de briga, ou até disputa judicial, tornou-se mais um atrativo da simpática São Luiz. Quem me contou foi próprio dono da pizzaria, que abriu mão do espaço na calçada para colocar algumas mesas, mas ganhou um ponto de referência entre os transeuntes ocasionais que percorrem o Caminho do Mar, entre Taubaté e Ubatuba.

Veja também:


2 comentários:

  1. Excelente texto, Jean. Parabéns por nos levar por cada detalhe dessa viagem fantástica. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Daviks. Escrevi um texto maior sobre esta viagem, que encaminhei para o site AUTOentusiastas. Quando sair o link aviso aqui. Abraço!

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.