quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

A bruxa solta e os reis magos

6 de janeiro: dia de desmontar o pinheirinho de Natal.
6 de janeiro: dia de desmontar o pinheirinho de Natal.

Meus amigos, há exatamente um ano, em 6 de janeiro de 2020, escrevi as palavras a seguir, em meu perfil no Facebook, semanas antes da Pandemia do Coronavírus tomar o planeta Terra de assalto. Até então, os boatos sobre um misterioso vírus circulando pela China eram nebulosos e reticentes, mas o debate em torno da Covid-19 veio para dialogar com meus receios:

"

6 de janeiro. No Brasil é dia de desmontar a árvore de Natal.

Na tradição cristã é dia de Epifania, para lembrar dos Três Reis Magos que visitaram o menino Jesus.

Na Itália é dia de "La Befana", a bruxa boa que vem trazer doces para as crianças obedientes, e lascas de carvão para aquelas que aprontaram no ano passado. 

A secularização está acabando com estes costumes, assim como a globalização, que apaga fronteiras e vai diluindo também a diversidade cultural do mundo. Diversidade lembra diversificação: é ela que protege as pessoas de ideologias vazias e os investidores dos riscos. 

Fronteiras e tradições são necessárias. Imagine um mercado plenamente globalizado, regido por apenas uma Bolsa? Haveria um risco sistêmico incontrolável.

Imagine um mundo sem costumes locais preservados: viveríamos todos num grande aeroporto com quartos de hotéis beges e padronizados, no qual viajar deixaria de fazer sentido.

Esse justamente é o sonho de muita gente: uma só moeda, uma só língua, uma só rede social controlando tudo. Que La Befana nos proteja disso, com ajuda dos Reis Magos.

"

Veja também:

O ano que virou fumaça

Coronaldo em estado crônico

É feliz quem vende a felicidade?

Vivalendo.com recomenda:


Um comentário:

  1. Além de eletrônicos tão disputados, utensílios, ferramentas e milhões de tipos de miudezas, a China aproveitou os seus fretes para todos os cantos e recantos do mundo e distribuiu virulentas lascas de carvão.

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.