sábado, 26 de setembro de 2020

O quadro da Caloi Cruiser 87

Desta bicicleta híbrida, apenas o quadro é remanescente de uma Calói Cruiser 1987.
Desta bicicleta híbrida, apenas o quadro é remanescente de uma Caloi Cruiser 1987.

Se a economia planetária dependesse do meu perfil de consumo, estaríamos em situação muito complicada. Embora eu tenha dois carros (um absurdo), o mais novo deles tem mais de vinte anos e está comigo há mais de sete. Uso minhas camisas de gola polo até elas rasgarem no acabamento das mangas. Se os furos nas solas das meias não são aparentes, vou usando elas mais um pouco.

Por isso, você não deveria ficar espantado se dissesse que tenho uma bicicleta fabricada em 1987. Pelo menos o que sobrou dela: o quadro de uma Caloi Cruiser. Pedalo a magrela desde os meus doze anos de idade, pois a ganhei de segunda mão, em 1988.

Como não sou uma pessoa de constância na prática das atividades físicas - alterno temporadas de caminhadas com aulas de natação e academia - minha bicicleta fica encostada na garagem, de vez em quando. Então, quando retomo o gosto pelo pedal, tenho que fazer uma revisão geral nela.

Certa vez levei a bike numa bicicletaria nova da cidade, dessas que vendem peças importadas e roupas colantes (que me recuso a usar). Pedi para consertar uma das alavancas de marcha, que estava solta. O cara olhou a estrovenga de perto e disse que estava sem agenda para fazer o serviço - que sequer tinha espaço para guardar a velhinha. 

Entendi o recado e fui em outra oficina. Lá fui bem recebido por gente do estilo "raiz", que transforma Monark Barra Circular em Moutain Bike, tirando os para-lamas e o suporte da garupa. Quando você não segue a moda, tem que procurar a turma que também não liga para essas coisas.

Nessa pandemia interminável de 2020, fiquei de molho por uns bons meses, em casa. Montei um circuito de caminhadas entre o quintal e o jardim, de 80 metros por volta. Dava 30 voltas por dia para fazer circular o sangue. Mas senti que isto não estava resolvendo. Estava quase travando, tamanha tensão.

Então resolvi encarar o mundo exterior de frente. Peguei a velha bike, vesti a máscara e retomei as saídas diárias. Bolei um trajeto longe do circuito habitual da cidade e escolhi um horário mais sossegado. Tudo para evitar aglomerações. Foi uma das melhores decisões que tomei neste ano.

Gravei até um vídeo sobre isso:

Veja também:

A panela de descompressão

Nem tudo pode ser planilhado

Nossa Tita se foi...

Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.