terça-feira, 16 de outubro de 2018

A energia que vem do sol

O sol: fonte de energia e de poesia.
O sol: fonte de energia e de poesia.

Boa parte da energia elétrica que o Brasil consome vem das usinas hidrelétricas, cujas instalações consomem de milhões a bilhões de reais, provocando o alagamento de grandes áreas no entorno dos rios. Com a mudança no regime histórico de chuvas e o aumento da estiagem prolongada em várias regiões do Brasil, o custo da energia elétrica vem aumentando em função do uso complementar de usinas termoelétricas, altamente poluidoras.

Antigamente, a quase totalidade das famílias brasileiras dependiam do fornecimento de energia elétrica por terceiros, uma vez que pouquíssimas propriedades rurais contavam com recursos hídricos suficientes para alimentar pequenas usinas particulares. A alternativa mais viável era o uso de geradores movidos a óleo diesel, com severas restrições de durabilidade.

Há algumas décadas os avanços tecnológicos vem permitindo o uso de energia elétrica através de usinas eólicas, igualmente caras e inviáveis para as pessoas físicas. Grandes empresas geradoras de energia elétrica, com a Engie, estão investindo pesadamente em campos localizados em regiões com incidência constante de ventos.

Aos poucos, porém, o brasileiro vem descobrindo uma fonte de energia elétrica alternativa e cada vez mais viável: através de painéis fotovoltáicos instalados em coberturas de construções - mesmo que de pequeno porte - já é possível economizar até 95% da conta de energia da concessionária.

Há algumas décadas os painéis solares já vem sendo instalados nos lares brasileiros, mas para fazer o aquecimento da água. No entanto, esteticamente, já estamos nos acostumando com eles nos telhados de casas e comércios. A diferença é que agora os painéis geram, também, energia elétrica.

Diversas empresas estão surgindo no mercado para atender a demanda crescente por painéis fotovoltáicos que duram em média 25 anos ou mais. O aumento da concorrência vem derrubando os preços e alguns empreendedores do ramo inclusive financiam a instalação dos equipamentos.

Em nosso escritório de Arquitetura, já orientamos o engenheiro eletricista Sylvio Zanetti para desenvolver todos os projetos de instalações elétricas com previsão para receber o sistema de geração de energia solar fotovoltáica, cujo excedente pode ser vendido para a própria concessionária de energia local, aumentando ainda mais a economia com as contas mensais e abreviando o retorno do investimento.

De acordo com o engenheiro Magri Junior, da Ensolar, o investimento em equipamentos de geração de energia, usando o sol como fonte, valoriza o imóvel e se paga em poucos anos pela economia gerada junto com a energia, vencendo muitas aplicações bancárias de montante semelhante.

Segue um vídeo institucional da empresa com sede em Atibaia, São Paulo:


Serviço:

Eng.º J. M. Magri Junior
19 99666 5222
vendascamp@ensolarecia.com.br
www.ensolarecia.com.br

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.