sexta-feira, 29 de abril de 2022

Palavras sobre livros

Um livro é um presente que pode ser aberto várias vezes.
Um livro é um presente que pode ser aberto várias vezes.

Quase ninguém vive de escrever livros no Brasil, mas muitos vivem para escrevê-los. Dedicam tempo além do trabalho convencional e usam recursos próprios para bancar pequenas tiragens. São pessoas admiráveis. De vez em quando uma ascende para uma condição mínima de reconhecimento.

Volta e meia sou procurado por pessoas que estão escrevendo seu primeiro livro. Já passei por isso e, há dez anos, não havia alguém que pudesse me aconselhar.

Queria poder ajudar todos, mas isso é impossível. Então, repito alguns breves conselhos:

- Para escrever bem é preciso ler, bastante.

- Um livro não pode ser escrito com foco em retorno financeiro. É como um esporte radical, que precisa ser patrocinado.

- As grandes editoras desconhecem o potencial dos novatos. Ser recusado por elas não é um demérito.

- Com a Internet, escrever livros sob demanda ficou viável. Neste sentido, uma bela iniciativa no Brasil é o Clube de Autores.

- Publicar um livro primeiramente como e-book é um caminho inteligente. A Amazon está aí para ajudar.

- Na dúvida, contrate um serviço de revisão de textos e de leitura crítica. Eles são mais acessíveis do que muita gente pensa.

- O mesmo se aplica ao capista. Uma boa capa pode impulsionar um livro.

- O melhor de gostar de ler - e escrever - livros, é que você desenvolve grandes amizades ao longo dos anos. Essa é a melhor parte.

Portanto, insista.

* * *

Fui a uma grande livraria de Shopping. Notei que há uma seção nova só para influencers. Percebi também que os livros de Filosofia, impressos em formatos pequenos com preços descontados, ficam no canto oposto da loja. E as biografias dos bacanas na vitrine? Todas com capas cinzas.

Até consigo imaginar o fotógrafo no estúdio orientando o biografado:

"Você assistiu Mad Men? Então, faz cara de Don Draper para mim."

Click!

"Peraí que não deu certo. Faz o seguinte: olha para o chão em diagonal e dá um sorriso de Colgate."

Se você ficar famoso um dia, me prometa uma coisa hoje mesmo: você não vai cair nesses clichês, OK? Senão eu não compro seu livro.

* * *

O trabalho de um autor de livros consiste em falar pouco, caminhar muito, observar muito, ouvir muito, anotar muito, ler muito, estudar muito, refletir muito e escrever apenas o necessário.

Para Ignácio de Loyola Brandão, escrever é como selecionar feijões separando as pedrinhas.

Ele é, para mim, o maior escritor brasileiro vivo.

* * *

Já aconteceu com você? Ter uma ideia fantástica, um pensamento original? Anos depois você lê um livro de filosofia e percebe que alguém já escreveu sobre isso há mais de mil anos. Pois tem autor pós-moderno que vive de requentar essas ideias sem citar as fontes - poucos se tocam.

Por isso, na minha fila de leituras, sempre passo os clássicos na frente. Estes livros nos livram dos ingênuos, dos blefadores e dos embusteiros. Citar fonte, sempre que for necessário, é dever de todo escritor honesto. Está cada dia mais difícil acrescentar uma vírgula que seja na história do pensamento humano.

* * *

A inflação está aí. As reportagens mostram os aumentos sucessivos nos preços dos combustíveis. O supermercado está cada vez mais caro. Muita coisa está mais cara. Mas você já ouviu alguém reclamar que os livros estão mais caros? Pelo contrário. Os livros estão sempre do seu lado.

Duas maneiras muito eficientes para empregar bem seu dinheiro e se proteger da inflação: a primeira é investir com inteligência via Bolsa de Valores. A segunda é comprar - e ler - bons livros.

O conhecimento que você aprende neles nem a inflação pode corroer.

E até para abrir o Home Broker, é bom você abrir um livro antes, como os livros da Suno editados pela CL-A, por exemplo.

Pessoalmente, trabalho duro todos os dias para que cada vez mais pessoas tenham acesso a uma boa leitura.

Os livros me trouxeram até aqui. Retribuir é o mínimo que posso fazer por eles.

Veja também:

A felicidade está sendo ignorada

A coleção de livros da Suno

"Coragem sob Fogo" dissecado pelos estoicos de Aracaju

Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.