sexta-feira, 23 de julho de 2021

Luis Vabo Jr: "Falar em público é para você!"

O livro do Vabo é para ser lido, "escutado" e praticado.
O livro do Vabo é para ser lido, "escutado" e praticado.

Grandes oradores entraram para a história sem ter escrito um único livro. Os sermões de Jesus Cristo eram experiências arrebatadoras, que em certas ocasiões incluíam a realização de milagres como a multiplicação de peixes e pães. Mesmo quando ele falava para poucos, suas palavras ecoavam na eternidade, como na ocasião em que ele defendeu uma mulher flagrada em adultério: "atire  a primeira pedra quem nunca cometeu um pecado". Evangelistas como Mateus, Marcos, Lucas e João registraram seus ditos que reverberam em bilhões de seguidores até hoje.

A Apologia de Sócrates não foi escrita por Sócrates, mas por Platão. Sócrates nunca escreveu um livro, mas sua retórica revolucionou a filosofia na Grécia Antiga, de modo a concretar uma das sapatas do alicerce da Cultura Ocidental. Já Epicteto, o grande mestre dos estoicos, só é lembrado entre nós pois Flavio Arriano, um de seus discípulos, anotou a essência de suas palestras.

Há quem tenha sido mestre tanto na oratória quando na retórica e na escrita: Marco Túlio Cícero foi um jurista de renome nas três áreas. Sêneca estudou filosofia e retórica na Roma Antiga e, além de escrever peças de teatro, nos legou palavras sobre ética e felicidade. Seu contemporâneo, Paulo de Tarso, percorreu toda a costa oriental e setentrional do Mar Mediterrâneo, discursando sobre a salvação da alma e escrevendo epístolas que moldaram o comportamento dos europeus na Idade Média.

Oradores modernos

Avançando para o nosso tempo, temos registros sobre a postura confiante de Kennedy num debate eleitoral televisivo contra o inseguro Nixon, que mudou o curso dos Estados Unidos na década de 1960, a mesma em que Martin Luther King Jr chacoalhou os pilares da supremacia branca naquele país, com seus discursos incisivos contra o racismo.

Warren Buffett, um dos maiores investidores de todos os tempos, confessou que era um estudante tímido que tinha pavor de falar em público. Isso começou a mudar quando ele leu o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie, com quem o presidente da Berkshire Hathaway fez um curso de oratória, cujo diploma é o único a ser exibido em seu escritório de Omaha.

Por estas breves linhas você já percebeu a importância de falar bem em público e que, provavelmente, você não é a única pessoa no mundo que eventualmente tem medo disso. De minha parte, posso afirmar que não tinha medo de falar em público - eu tinha pavor. Era tão tímido que não conseguia sequer dizer para uma garota que gostava dela.

Uma necessidade pessoal

Nos anos de 1990 a Internet estava apenas engatinhando, enquanto eu cursava Arquitetura na PUC de Campinas. Não havia esse mar de possibilidades para buscar informações que resolvessem nossos problemas. Tinha consciência de que se continuasse tímido, perderia muita coisa além das paqueras da juventude: perderia negócios e passaria fome como profissional liberal.

Encarei essa dificuldade fazendo teatro amador por dois anos. Apresentar peças na minha cidade, para plateias com dezenas de pessoas, foi libertador. Não foi fácil, pois isso me custou muita dedicação e muitos ensaios. Mas o resultado foi tão promissor que aconteceram duas coisas legais: fui convidado para seguir como ator (porém, recusei) e passei a ser o "apresentador oficial de trabalhos" no meu grupo da faculdade. 

Garanti boas notas para meus colegas naquela época e o mais importante: tive um começo promissor na carreira como arquiteto, pois defendia meus projetos com tanta confiança, que os clientes topavam pagar o que era pedido nas propostas para contar com os meus serviços, mesmo sabendo que alguns concorrentes cobravam bem menos.

Nos anos posteriores me apresentei em público com certa frequência, especialmente na comunidade religiosa que frequento. Também fui professor convidado da extinta Faculdade de Administração Pública de Paulínia, onde ministrei dois cursos. Somente muito tempo depois de formado, já atuando como escritor e editor, me deparei com um tipo específico de medo de falar em público, relacionado com as lives de apresentação de livros.

Cenários diferentes para desafios semelhantes

Você sabe: a Internet é uma fábrica de memes e nada fica impune. Uma frase mal colocada ou tirada de contexto e pronto: vão resgatar sua gafe sempre que seu nome vier à tona por qualquer razão. 

Porém, numa live, nem sempre temos apenas uma pessoa falando, mas pelo menos duas pessoas interagindo entre si e com o público. Aqui entra o componente da "Escutatória" - neologismo criado por Rubem Alves que dá título a uma de suas mais célebres crônicas, devidamente reproduzida no primeiro livro de Luis Vabo Jr: "Falar em público é para você!"

Este, inclusive, é o grande diferencial na proposta do Vabo: para ser um bom orador, primeiramente você deve ser um bom escutador, de modo que seu lançamento veio em muito boa hora, num momento onde qualquer pessoa munida de um smartphone pode ganhar voz nas redes sociais.

Com prefácio de Bernardinho (treinador de vôlei multimedalhista olímpico, multicampeão mundial e multitalentoso em oratória e motivação), a obra de Vabo sintetiza o que de melhor já se escreveu lá fora sobre oratória e retórica na modernidade, trazendo para os brasileiros um tema que é levado muito a sério, especialmente nos Estados Unidos.

Graduado em Engenharia da Produção pela PUC do Rio, Luis Vabo Jr logo ingressou no ambiente educacional, tendo sido professor na própria PUC e no Insper, e mestre em Administração de Empresas pela UFRJ. Foi ainda diretor da Stone Pagamentos e B2W Digital - o que fez dele um investidor-anjo e conselheiro de startups e scaleups. Dentre outros atributos Vabo é, atualmente, CEO do projeto "Além da Facul". Você pode segui-lo no Instagram.

Independente de sua área de atuação, recomendo a leitura de "Falar em público é para você!" e oriento que os exercícios propostos pelo Vabo sejam levados adiante. Nem sempre temos um grupo de teatro amador para nos ajudar a combater o medo de falar em público, mas o livro do Vabo está ao seu alcance por meio de poucos cliques na Internet. Basta acessar o portal da Amazon.

Veja também:

Devaneios escritos num 10 de julho

O que investidores de longo prazo podem aprender com Sêneca?

São Paulo não foi cancelado pelos epicureus e estoicos

Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.