sábado, 19 de junho de 2021

"Coragem sob Fogo" dissecado pelos estoicos de Aracaju

"Coragem sob Fogo": o estoicismo em tempos modernos.
"Coragem sob Fogo": o estoicismo em tempos modernos.

Você estava quieto, na sua, flutuando em seu universo líquido, cuja abóbada celeste era uma placenta. Então, seu mundo acabou e você conheceu outra realidade, repleta de luz. O que num primeiro momento foi algo traumático revelou-se um grande estágio na sua evolução pessoal.

Algo semelhante - e paradoxalmente oposto - aconteceu com James Bond Stockdale, piloto de avião de caça dos Estados Unidos, quando foi abatido em pleno voo no Vietnã do Norte. Ao pular de paraquedas, ele teve a consciência de mergulhar num lugar de trevas: um campo de prisioneiros de guerra, onde passou pouco mais de sete anos entre as décadas de 1960 e 1970.

Stockdale conseguiu suportar uma sequência de torturas e privações por ter incorporado e digerido para si o Manual de Epicteto, escrito por seu discípulo Arriano, quase dois milênios antes. Desta experiência surgiu o relato "Coragem sob Fogo: testando as doutrinas de Epicteto em um laboratório comportamental humano", que em 2021 ganhou uma versão traduzida para o português por Aldo Dinucci, Doutor em Filosofia e Professor da UFS - Universidade Federal de Sergipe.

Dinucci enriqueceu a edição brasileira deste pequeno grande livro com breves ensaios de outros Doutores e Doutorandos em Filosofia: Marcos Balieiro, Marcus de Aquino Resende, Joelson Nascimento e Vilmar Prata, todos de certa forma ligados à cidade de Aracaju, a capital do Sergipe, que vem se destacando como um polo da Filosofia Estoica no Brasil.

Do prefácio de Dinucci aos cinco apêndices complementares ao discurso de Stockdale, proferido no King's College de Londres em 1993, o que temos é uma grande preparação para a leitura do Enchirídion, nome erudito do Manual de Epicteto, um escravo liberto que viveu na Roma Antiga e influenciou, entre outros, o imperador Marco Aurélio, com seus ensinamentos éticos atemporais.

Deste modo, se o seu filho reclamar que o coleguinha da escola o insultou (praticando bullying), se o seu superior te isolou numa reunião de trabalho, se o seu subalterno ignorou uma orientação sua, se o seu cliente fez desdém de sua apresentação de produto ou serviço, se um barbeiro lhe tomou a vaga de estacionamento na rua; ou ainda qualquer coisa mais séria que lhe traga aborrecimentos, como uma doença, um acidente, um crime, um infortúnio: com a leitura atenta de "Coragem sob Fogo" você estará melhor preparado para enfrentar estas situações, embora terá que aprender a resolvê-las do seu modo.

A máxima de Epicteto, que ajudou a preservar a sanidade de Stockdale no cárcere, consiste em separar as coisas que estão sob o controle do indivíduo das coisas que não estão, e que o indivíduo sofre mais em função do juízo que faz das coisas externas do que propriamente o mal que tais coisas podem causar.

No mais, não espere encontrar aqui a síntese desta obra, que pode ser encomendada pela Internet. Levará mais dias para o livreto chegar até você, pelos Correios, do que horas necessárias para realizar a primeira leitura dele, repleta de insights que podem impactá-lo por tempo indeterminado.

Veja também:

O boom e o deslocamento de ar

São Paulo não foi cancelado pelos epicureus e estoicos

O pessimismo como estratégia de investimento

Vivalendo.com recomenda:


Um comentário:

  1. Obrigado, Jean, pela bela apresentação de nosso trabalho. Caro abraço.

    ResponderExcluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.