sexta-feira, 24 de julho de 2020

O negócio é passar o trator

Trator antigo fotografado num museu de Holambra.
Trator antigo fotografado num museu de Holambra.

O mercado de capitais é como uma estrada que sobe uma montanha, podendo conduzir o investidor até a independência financeira. Entretanto, essa estrada é toda esburacada, por causa da volatilidade, ou seja, o sobre e desce constante dos preços dos principais ativos negociados na Bolsa de Valores, como as ações das empresas e as cotas dos fundos imobiliários - embora estas tenham uma volatilidade bem menor, gerando buracos mais rasos no meio do caminho.

Imagine que, para percorrer essa estrada, você tem apenas duas opções: guiar uma Ferrari ou dirigir um trator. O que você escolhe?

Muita gente escolhe a Ferrari. Querem ganhar dinheiro rapidamente e, para tanto, giram suas carteiras de investimento sem parar, fazendo, por exemplo, o chamado "Day Trade", comprando ações de manhã esperando vendê-las mais caro depois do almoço.

O que acontece se você acelerar uma Ferrari numa estrada esburacada? Em poucos quilômetros as suspensões quebram. Esse carro foi feito para correr em pista de asfalto liso, não em estradas de chão batido. Observe o tamanho dos pneus de uma Ferrari: são de perfil baixo, perfeitos para entalar até nos menores buracos. Eventos de volatilidade no mercado arrebentam com operadores que especulam ao invés de investir.

Podemos estabelecer uma relação entre o diâmetro do pneu e o foco nos prazos variáveis dos investimentos. Quanto menor o diâmetro, maior o foco no curto prazo. Quanto maior o diâmetro, maior o foco no longo prazo.

O trator anda bem mais devagar. Seus pneus, enormes, vencem facilmente qualquer buraco. O chassi dele é bem alto, como se repousasse num colchão de segurança. É o veículo ideal para andar na roça. Esse é um dos segredos dos investidores de longo prazo: ir devagar, mas ir sempre, com aportes regulares em ativos que geram renda passiva - a melhor forma de contornar a volatilidade do mercado.

Aliás, para quem dirige um trator, quanto mais volatilidade, melhor. É assim que se deixa para trás todos os aqueles em veículos mais velozes, mas pouco resistentes.

Pilotar um trator ao invés de passear de Ferrari é algo pouco charmoso e pouco atraente. Quem escolhe uma Ferrari nesta situação, por causa da vaidade, está ignorando totalmente o cenário a ser enfrentado. As linhas do esportivo turvam a visão dos novatos, que logo quebram o carro, e a cara.

Porém, quem volta para casa contando que bateu uma Ferrari? Ninguém, não é mesmo? Pois é, quem se lasca fazendo Day Trade, não grava vídeos revelando sua experiência malograda. 

Felizmente, temos cada vez mais tratoristas vencendo a timidez e anunciando para os quatro ventos que sim, fazer investimento em valor (Value Investing), com foco no longo prazo, comprando e segurando bons ativos (Buy and Hold) é melhor forma de arar o campo da tranquilidade futura.


Quem leva seus investimentos a sério assina o plano Bull do Status Invest

Quem leva seus investimentos a sério assina o plano Bull do Status Invest

O Status Invest é o melhor portal da Internet que agrega dados fundamentalistas sobre os ativos de renda variável negociáveis nas Bolsas de Valores do Brasil e dos Estados Unidos. Agora, com o plano Bull do Status Invest, você tem acesso a uma ótima ferramenta para gerenciar sua carteira de investimentos. Inclusive é possível acompanhar a rentabilidade do seu portfólio em parâmetros dolarizados, estudar as correlações entre os ativos, criar metas individuais e verificar dados históricos que proporcionam melhores tomadas de decisões. 

Clique aqui para garantir seus benefícios hoje mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.