terça-feira, 12 de março de 2019

Sobre o pirata da perna de pau e os parasitas sem pernas

A caravela do Parque Taquaral em Campinas é um réplica das naus que descobriram o Brasil.
A caravela do Parque Taquaral em Campinas é um réplica das naus que descobriram o Brasil.

Escrever um livro é como navegar com uma caravela: pode ser um longa jornada até completar a travessia do oceano. Eu e o Tiago Reis, fundador da Suno Research, conhecemos bem esta experiência, pois já escrevemos dois livros juntos. O primeiro foi o Guia Suno Dividendos e o segundo foi o Guia Suno de Contabilidade para Investidores.

Para nossa surpresa, verificamos que tem gente vendendo o arquivo pirata do Guia Suno Dividendos no Mercado Livre. Os advogados da Suno já acionaram esta plataforma de negócios em algumas ocasiões e parece que o resultado não foi animador. Veja o que o Tiago escreveu no dia 12 de março de 2019 em seu perfil no Instagram:

"Quem quiser comprar meu livro, está com desconto no Mercado Livre.

A mercadoria é pirateada mesmo e não me paga royalties. Por isso é mais barata.

Aparentemente é mais fácil vender livros pirateadas por lá, do que o autor tirar seus livros pirateados de lá.

Já tentei varias vezes, sem sucesso, tirar os meus livros pirateados do @mercadolivre .

Desisti. Resolvi abraçar a causa: se você quiser adquirir meu livro pirateado vá lá no Mercado Livre.

Tá mais barato que na @amazon, que me paga royalties e não vende mercadoria pirateada.

PS: aproveito para marcar aqui o COO do Mercado Livre, o Sr. @stelleotolda , para que possa ajudar nas dúvidas que possam surgir para aqueles que querem adquirir meu livro plagiado no mercado livre.

PS 2: para os conservadores, reacionários e caretões que não querem comprar mercadoria pirateada, eu recomendo adquirir meu livro na @amazonbrasil . Em um minuto você adquire e já sai lendo no Kindle."

Como parceiro de trabalho do Tiago no livro, tive que ser solidário, comentando o seguinte:

"Um pirata autêntico ainda é digno de alguma compreensão, afinal de contas ele embarcou numa caravela prosaica, navegou pelos mares, arriscou a vida. Se tivesse colocado suas capacidades para fazer algo de bom, teria alcançado alguma honra. Mas quem vende um livro que não escreveu, não é um pirata, é apenas um parasita. Não se arriscou e não se dedicou para nada, e não teria talento algum para vencer na vida por conta própria. Quem se apropria de um ativo intelectual alheio se junta ao que há de pior entre os bandidos, posto que sequer é digno de honra entre eles."

De nossa parte seguiremos escrevendo e velejando no oceano da dedicação. Não temos medo de piratas e muito menos de parasitas. O que temos ninguém pode roubar integralmente: a nossa criatividade e o nosso trabalho honrado.

Veja também:
Vivalendo.com recomenda:

2 comentários:

  1. E cada vez mais me orgulho em ser assinante da Suno... 👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, de minha parte é um prazer ser colaborador da empresa, cuja política de trabalho é alinhada com estes tempos pós-modernos. Grato!

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.