sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Sem protesto não há juventude

Sem protesto não há juventude

Ser jovem no Brasil nunca foi fácil, ao menos na história recente da nossa República. Ocorre que há bem pouco tempo os jovens tinham a rebeldia a seu favor, e usavam ela como fonte de inspiração. Desta rebeldia nasceram poemas, livros, peças de teatro, filmes e principalmente músicas de protesto. Acompanhe a evolução deste processo através de grandes nomes da música popular brasileira.

Década de 1960

Você pode discordar da postura de Chico Buarque na política, mas não pode negar que ele é um dos nossos gênios musicais, mesmo não sendo um virtuosista. Suas composições são marcos da resistência à ditadura militar que assombrou o Brasil de 1964 até 1985.


Década de 1970

Os militares promoviam o milagre econômico no começo dos anos de 1970 ao mesmo tempo em que exilavam os opositores mais radicais ao regime. Sobrava o desbunde para protestar por caminhos indiretos e poucos foram tão incisivos neste aspecto quanto Raul Seixas.


Década de 1980

Do planalto central surge uma das bandas de rock mais significativas da música brasileira. Renato Russo e a Legião Urbana nos entregaram um hino de protesto que atravessou gerações e continua tão atual quanto no tempo de seu lançamento.


Década de 1990

Com o declínio da música pop nas rádios, dando lugar para o sertanejo, funk e pagode, Gabriel O Pensador foi um dos últimos expoentes de uma geração que ainda combinava crítica social e sucesso comercial na grande mídia.


Década de 2000

O Ultraje a Rigor, que poderia representar a década de 1980 aqui com "Inútil", faz uma autocrítica sobre o contexto musical de sua época. Roger Moreira ingressava na meia idade sendo premonitório sobre o vazio que tomaria conta da juventude de um país.


Década de 2010

O Brasil está desmoronando, mergulhado em sua pior crise política e econômica da história. A democracia está ameaçada. Cadê a nossa juventude com seus acordes de protesto? Faltando apenas dois anos para a próxima década, não conseguimos elencar uma só música relevante neste período.

Veja também:

2 comentários:

  1. Gostei de ser lembrado por outra época. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha 14 anos quando vi pela primeira vez um show de rock num estádio. Foi em 1990 na cidade de Paulínia. A banda? Ultraje a Rigor. Fiquei posicionado no lado direito do palco, para quem estava tocando, defronte para uma caixa de som. Inesquecível

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.