terça-feira, 27 de junho de 2017

Condutores expostos

Condutores expostos - publicado no Facebook em 27 de junho de 2014.

As vezes, quando a gente acaba de resolver um projeto, definindo sua concepção geral para o contratante, ele ainda faz um último pedido: que os condutores das águas de chuva sejam embutidos nas paredes. Muita gente não gosta de ver estes componentes expostos na fachada.

Sempre respondo que, no projeto das instalações hidráulicas, procuro deslocar esse tipo de tubulação para corredores laterais ou lugares mais discretos.

Saliento que não é uma boa ideia embutir um condutor de água de chuva na parede, por causa da manutenção futura. Folhas de árvores levadas pelo vento e a própria fuligem acumulada podem entupir calhas, coletores e condutores de águas pluviais. Se eles tiverem fácil acesso, a limpeza é mais simples, evitando o quebra quebra.

Por vezes, uma questão técnica se sobrepõe à questão estética numa obra. Portanto, o desafio de um arquiteto é conciliar um detalhe técnico com a sua interferência estética no conjunto da mesma.

Em razão disso, fiquei feliz em encontrar esta fotografia de 2011 em meus arquivos. Trata-se de uma antiga edificação de Buenos Aires, reformada e adaptada para os tempos atuais. Vejam que diante de sua simplicidade - com tijolinhos sem reboco e condutores expostos - esta fachada tem o seu charme garantido justamente por não esconder a sua essência.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.