sábado, 20 de janeiro de 2024

Boas perguntas não precisam de respostas imediatas

"Pessoas nesta fase da vida sentem que ainda estão amadurecendo, embora já tenham aprendido que seus sucessos e fracassos se deram mais por decisões suas do que por interferência dos outros."
"Pessoas nesta fase da vida sentem que ainda estão amadurecendo, embora já tenham aprendido que seus sucessos e fracassos se deram mais por decisões suas do que por interferência dos outros."

Chega o momento na vida de um ser humano em que ele tem uma noção clara do que já conquistou, do seu tamanho e do espaço que ocupa na sociedade. 

Com base na sua experiência e analisando o que ainda existe de potencial, ele passa a calcular se o esforço para mudar seu rumo vale a pena.

Então ele olha para o lado e percebe que não está sozinho. Que tem gente que depende dele e que ele mesmo depende de outras pessoas, que não podem ser deixadas para trás.

Um comerciante, por exemplo, que já atingiu sua independência financeira, poderia fechar ou vender sua loja e se aposentar. Neste caso, como ficariam os funcionários? Desempregados? Eles se dariam bem com um novo patrão?

Então, apesar de sentir o desejo de conhecer coisas novas, lugares novos, gente nova, ele não pode tomar riscos desnecessários.

Este é o caso de um pai de família, com filhos na escola, que talvez já tenha se cansado do trabalho que faz há muitos anos, mas também de uma mãe de família que, muitas vezes, é a única pessoa adulta numa casa, fazendo jornada dupla, trabalhando durante o dia e cuidando da casa durante a noite.

Ela, portanto, não é mais tão jovem para conduzir as situações para o tudo ou o nada, pois se o nada vencer, não haverá mais tempo para se reerguer.

Pessoas nesta fase da vida sentem que ainda estão amadurecendo, embora já tenham aprendido que seus sucessos e fracassos se deram mais por decisões suas do que por interferência dos outros.

Elas assumem as culpas pelas coisas que deram errado e os méritos pelas coisas que deram certo.

Paralelamente, elas constatam que não podem fazer apenas o que gostam e que não podem, de forma egoísta, buscar apenas a realização de sonhos individuais.

Conviver em sociedade tem seus benefícios, mas também seus custos. É preciso abrir mão de certas coisas para garantir outras.

Resta constatar que a vida, apesar dos acidentes, ainda pode ser boa. O que falta para renovar o compromisso de seguir adiante, fazendo bem feito o que é preciso fazer?

Boas perguntas não precisam de respostas imediatas.

Confira esta mensagem no vídeo a seguir:


Veja também:



2 comentários:

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.