"Aquele que se perdeu em alguma compulsão só vai aceitar o tratamento quando ele mesmo se sentir no fundo do poço, para acreditar que pode melhorar com ajuda externa." |
Se é verdade que do pó viemos e ao pó voltaremos, e se é verdade que o primeiro homem foi feito de barro soprado com o sopro da vida, então podemos perguntar quem nos molda.
Somos moldados pelos nossos pais? Em parte, sim. Moldamos nossos filhos? Em parte, sim. É o ambiente que nos molda? Em parte, sim. A escola? Também.
Mas a maior parte depende de nós mesmos. Nós mesmos temos a responsabilidade de nos moldar ao longo dos anos.
Pouca gente se dá conta disso. Muitos acreditam que após saírem da fornada, não há mais o que fazer. Entretanto, temos a oportunidade de nos construir e reconstruir o tempo todo. Podemos ampliar e reformar nosso palácio mental, para citar outra analogia.
Para tanto, precisamos de autoconhecimento. Saber que somos frágeis, em primeiro lugar. Depois precisamos descobrir onde buscar a matéria prima para nos aprimorar.
O que é aprimorar? É melhorar a matéria prima. Não parece óbvio?
Não confie apenas em outras pessoas para fazer isso por você. Elas estão mais preocupadas com elas mesmas.
Também não tente mudar ou remoldar outra pessoa. As mudanças que ela precisa conduzir dependem de vontade própria, não de você. Logo, não gaste toda a sua energia nisso.
O atleta precisa treinar mais para ganhar uma medalha? O treinador pode avisá-lo sobre isso. O crítico da imprensa pode cobrá-lo sobre isso. Porém, enquanto ele mesmo não se convencer dessa necessidade, ele não vai treinar com afinco.
Aquele que se perdeu em alguma compulsão só vai aceitar o tratamento quando ele mesmo se sentir no fundo do poço, para acreditar que pode melhorar com ajuda externa. Não tem psicólogo que o convença disso, nem psiquiatra, nem a força policial.
Quer emagrecer? É você que precisa querer. Não o seu marido ou sua esposa. Não os seus filhos. Não os seus amigos.
Está endividado? Não será o influencer digital que vai te convencer a mudar de comportamento. Mas quando você decidir mudar, então você vai procurar pelas dicas desse influencer.
Qual é o segredo? Não esquecer as origens. Precisamos de água e argila para nos refazer o tempo todo, assim como precisamos de livros, arte, viagens, atividades físicas, um momento diário para refletir. O calor do forno arde, mas também é necessário. Por isso, sentimos as dores do crescimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.