segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Ideais e ilusões

"A Família" (circa 1890), pintura de Henry Rousseau (1844-1910) pertencente ao acervo da Barnes Foundation, Filadélfia, Estados Unidos.
"A Família" (circa 1890), pintura de Henry Rousseau (1844-1910) pertencente ao acervo da Barnes Foundation, Filadélfia, Estados Unidos.

Os jovens devem saber a diferença entre ideais e ilusões. Os ideais podem ser carregados por toda a vida. Já as ilusões são como grilhões que prendem as pessoas a um futuro não realizado. É para isso que serve o passado: sepultar o plano que não deu certo e o amor que não vingou.

Vejo pessoas ao meu redor, na casa dos 40 anos, presas em rodas gigantes que as levam de volta para um tempo onde tudo era potencial: a carreira que decolaria, o casamento que seria um conto de fadas, a casa que seria de revista.

Só que a vida não acontece desse jeito. Para desfrutá-la intensamente é preciso amadurecer. Abrir mão daquilo que não deu certo. Esquecer. 

(Esquecer também é uma benção, quase tão boa quanto perdoar e receber perdão.)

A pergunta que devemos fazer é:

- O que podemos fazer com aquilo que temos em mãos?

Pois a felicidade está escondida nessas coisas que por vezes ignoramos, desprezadas que são perto daquelas que compõem nossos sonhos.

Enterremos nossas ilusões e veremos que na superfície temos aquilo que precisamos para seguir em frente, pois o tempo não espera.

Veja também:

Os Ecos na Pandemia captados por Jaime Troiano

Como eu vejo a arte

O que é ser jovem?

Vivalendo.com recomenda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.