sábado, 13 de junho de 2020

Como montar uma equipe para construir ou reformar


Equipe de pedreiros concreta uma laje.
Equipe de pedreiros concreta uma laje.


Transcrição editada de vídeo gravado no dia 12 de junho de 2020:

Olá meus amigos, aqui é o Jean Tosetto, arquiteto e escritor, para conversar com vocês, mais uma vez, sobre um assunto relevante a respeito do mercado imobiliário e dos investimentos na construção civil.

Tenho recebido muitos comentários de jovens querendo conhecer um pouco mais sobre essa área. Isso é muito bom, porque a construção civil gera muitos postos de trabalho e movimenta a economia, e todo o nosso incentivo nesse sentido deve ser empregado. 

Para você que quer comprar um terreno para construir uma casa, seja para morar, seja para vender, ou você vai comprar uma casa para reformar e vender: a primeira coisa que você tem que ter é o capital para empregar nesse investimento, lógico.

Mas, depois desse capital, você tem que montar uma equipe: tem que ter um empreiteiro de confiança, esse empreiteiro vai ter um pedreiro assistente ou quem sabe o próprio empreiteiro será o pedreiro ou mestre-de-obras. Você tem que ter um encanador muito bom, um eletricista nota dez. Você tem que ter, de repente, um carpinteiro, um marceneiro de confiança. Você tem que montar uma equipe muito boa porque sabe que, sozinho, não consegue ir longe.

E qual é o critério para você montar uma equipe? São três aspectos fundamentais:

O caráter


O primeiro aspecto – o mais importante de todos – é o caráter da pessoa. A primeira coisa que você tem que analisar, para você contratar alguém para trabalhar para você em obra, é o caráter, a honestidade e a credibilidade. A pessoa tem que ser honesta.

Só pessoas honestas conseguem trabalhar em parceria no longo prazo.

Quando uma pessoa prejudica a outra, cedo ou tarde ela vai ser descoberta e a relação não vai dar certo.

A competência


O segundo critério, porque não basta a pessoa ser honesta: ela tem que ser competente e saber fazer o serviço dela. Tem que assentar um tijolo, rebocar a parede, enroscar um cano numa conexão, saber puxar um fio e, quem sabe, dimensionar de repente um bom quadro - além da equipe de projetistas você vai contratar também.

Você tem que ter pessoas capacitadas. Só na camaradagem você vai se aborrecer muito, se a pessoa não tiver competência para executar os serviços.

O preço justo


Passou pelo segundo filtro? Aí que você vai para a questão de preço. Quanto que você vai pagar para essas pessoas? Como é que vai ser a remuneração? Quanto que elas vão cobrar?

Tem muita gente que faz economia burra com mão de obra - e é aonde sai mais desperdício. Se você observar uma construção convencional e dividi-la em três partes, dois terços do custo vai ser relacionado com materiais e um terço custo, aproximadamente, vai ser com mão de obra. Aí se você quer fazer muita economia com mão de obra, acaba gerando desperdícios no outros dois terços.

Então, é mais fácil você fazer economia na hora de comprar material, que em duas ou três lojas diferentes, que vendem o mesmo produto, você pode comprar mais barato. Mas a mão de obra, ela não pode ser necessariamente a mais barata. Ela pode ser até um pouco mais cara, mas vai te gerar muita economia na sua obra. Isso longo dos anos faz muita diferença. 

Esse é o recado que eu queria dar para você, hoje. Espero ter colaborado com o seu dia. Um grande abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.