quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Escoramentos provisórios

Obra sendo preparada para a concretagem da laje.
Obra sendo preparada para a concretagem da laje.

Os bravos troncos de eucaliptos se juntam às barras metálicas reguláveis para escorar a montagem da laje que será concretada no dia seguinte. Enquanto a soma de cimento com areia, pedra, água e ferro não seca plenamente, as linhas de escoras ficarão lá, para deixar tudo de pé. É preciso acreditar que a própria laje vai se sustentar apoiada sobre paredes cujos vãos serão bem superiores aos que separam cada pilarete provisório.

De modo semelhante vamos construindo nossas poucas convicções. No começo, não temos certeza de nada e uma série de dúvidas se mistura com nossas crenças e com nossa fé. Sem confiança a gente não se liberta desse emaranhado de questões iluminadas pelas frestas das lajotas expostas ao sol.

A concretagem de uma laje é um dia feliz. Alguém está ganhando um teto. Muitos sonham com isso uma vida inteira. Alguns nem acreditam quando o caminhão betoneira chega na obra. Parece bom demais para ser verdade.

Isso já aconteceu com você? Receber uma notícia que lhe deixa muito feliz? Lhe avisando que algo muito bom está para acontecer? Então, justamente você pensa:

- É bom demais para ser verdade.

Logo em seguida o medo toma conta de você. É o medo de perder aquilo que você está prestes a receber. Algo que você perseguiu durante muitos anos da sua vida.

Neste momento, não tem outro modo de aplacar a ansiedade: é preciso reunir troncos de eucalipto e barras metálicas para escorar a sua esperança. Você pede para alguém lá em cima, ou para o Universo aqui em baixo, que esta força misteriosa lhe conceda a benção tão aguardada.

Depois da euforia e do medo, vem a tal da humildade para lhe acalmar e para não te deixar soberbo e arrogante quando o reconhecimento pelo seu esforço chegar - se chegar. A providência parece lhe dar as coisas em conta gotas, sempre com a ameaça de retirar tudo de uma vez, num sopro.

A vida é assim: se vai num sopro. Um descuido na montagem da laje e ela cai em sua cabeça.

Portanto, não interessa se você já viu centenas de montagens de lajes antes. É preciso respeitar cada procedimento de segurança para ela se tornar de fato um teto protetor.

Por vezes acontece o oposto: uma notícia lhe derruba o ânimo. Algo muito ruim poderá acontecer com você em breve, ou com alguém de seu convívio. Novamente você reúne seus escoramentos provisórios e pede aos céus um livramento.

Para tanto, promete que será uma pessoa melhor. Percebe que, além das escoras, você também é provisório neste mundo. E conclui que, enquanto você estiver por aqui, fará o seu melhor, sem ter certeza de nada, e sem esperar qualquer reconhecimento.

No fim do dia, você tem que agradecer pelos ensinamentos que uma simples visita em obra pode lhe ofertar. O arquiteto pode fazer isso centenas de vezes, mas não é sempre que ele está com as antenas do entendimento apontadas na direção certa.

Quando isso acontece, ele escreve.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.