"Escola de Atenas" (1509), pintura de Rafhael (1483-1520) pertencente à Pinacoteca Ambrosiana do Vaticano. |
Karl Marx declarou que a religião é o ópio do povo. Ele propôs que a sociedade deveria viver sob a ditadura do proletariado e que esta deveria ser conduzida pelos líderes da revolução. Seus escritos deram suporte para o comunismo na União Soviética, sob a mão de ferro de Stalin.
Milhões de inocentes morreram por causa disso.
Friedrich Nietzsche declarou que "Deus está morto". Para ele, o homem era algo a ser superado e que, no lugar dos santos, era o "super-homem" que deveria ser venerado. Seus escritos foram distorcidos para justificar a ideologia nazista contra os preceitos judaicos e cristãos, durante o jugo da Alemanha sob Hitler.
Milhões de inocentes morreram por causa disso.
No fim das contas, fico com Platão e Blaise Pascal. Para Platão, a sociedade deveria ser comandada pelos filósofos. Filósofos fazem perguntas: eles não decretam nada. Logo, a religião é uma possibilidade em aberto, conforme a inteligente aposta de Pascal. Precisamos de um grande líder carismático para concordar com isso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.