Assistentes da B3 apresentam os primeiros livros em Braille da Suno, com Roberto Maluhy Jr, Professor Baroni, Maria Helena Chenque, Jean Tosetto e Tiago Reis ao centro. |
O dia 21 de maio de 2024 ficará marcado na história da Suno e do Ateliê da Escrita, via selo AlfaBraille, pelo lançamento simultâneo e inédito, no Brasil, de dois livros sobre investimentos em Braille, acessíveis para não videntes.
O evento ocorreu durante o FIIExperience na sede da B3, a Bolsa de São Paulo, emocionando uma plateia de investidores, quando a Maria Helena Chenque, a revisora das versões em Braille de "101 Perguntas e Respostas para Investidores Iniciantes", de Tiago Reis e Felipe Tadewald, e "101 Perguntas e Respostas sobre Fundos Imobiliários, do Professor Baroni e Jean Tosetto (quem?), tomou a palavra, afirmando que passaria a estudar sobre FIIs para investir.
Mas essa história começou no ano passado, quando o Filipe Peres, consultor da Suno, ouviu que o Roberto Maluhy Jr, do Ateliê da Escrita, estava a frente do maior parque gráfico privado e especializado em livros Braille do mundo. Ele fez a ponte comigo, pois sou o responsável pelos livros da Suno.
Então, marcamos uma reunião aqui em Paulínia, na sede da Editora Vivalendo. Pensei em causar uma boa impressão (perdoem o trocadilho), os levando para almoçar no hotel mais chique da cidade. No meio do caminho perguntei se eles queriam conhecer a roça de verdade. Então saboreamos um filé de Tilápia a Parmegiana, num pesqueiro de conhecidos meus.
Roberto Maluhy Jr, Filipe Peres e Jean Tosetto na sede da Editora Vivalendo em Paulínia/SP. |
Quando gente apaixonada por livros senta numa mesa para conversar, a tarde avança feito ambulância cruzando o sinal vermelho.
Fiquei tocado pelos dados que o Roberto me passou, sobre a média de menos de um livro lido por ano por brasileiros alfabetizados. Já quem lê em Braille, devora mais de 20 livros no mesmo período.
A Suno não poderia ficar de fora dessa iniciativa. Com o aval do Fabio Humberg da Editora CL-A, demos início às versões em Braille dos primeiros livros do nosso acervo. O trabalho não para por aqui. Já estamos desenvolvendo o terceiro título.
Certa vez fiz um curso como arquiteto na Unicamp sobre acessibilidade universal. Tive que usar vendas nos olhos e tentar me locomover pelo ambiente. Aquilo me tocou. Mas o destino quis que eu pudesse voltar ao tema também com os livros, essa invenção mágica e maravilhosa que aproxima gente tão querida.
Veja também:
101 Perguntas e Respostas para Investidores Iniciantes (Amazon)
101 Perguntas e Respostas sobre Fundos Imobiliários (Amazon)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.