terça-feira, 14 de março de 2017

Graças aos nerds

Texto publicado originalmente no Facebook em 14 de março de 2016.

O Brasil deve muito aos nerds. São os nerds que estão combatendo a corrupção que sim, sempre existiu por aqui. Os desvios do dinheiro público sempre abasteceram a máquina que sustenta grande parte dos políticos profissionais que exercem mandatos.

A diferença é que, antes, a maioria da população não desconfiava de nada, pois tudo chegava filtrado e abafado nas mídias tradicionais. Uma campanha eleitoral cara e bem produzia era garantia de vitória para os mesmos de sempre, que se revezam no poder.

Os partidos dominantes contavam com isso desde a redemocratização do Brasil em meados da década de 1980, quando traçaram projetos para assumir o comando da nação, para nunca mais sair dele.

O que deu errado? Os nerds levaram a tecnologia da informação para as transações bancárias, deixando rastros para a Polícia Federal e o Ministério Público seguirem.

Por causa dos nerds, a Internet passou a fazer parte da vida dos cidadãos. Nerds ao quadrado inventaram as redes sociais eletrônicas, e ficaram podres de ricos.

Com todo o lixo que as redes sociais divulgam, elas quebraram o esquema financeiro do marketing das campanhas eleitorais. Mesmo com poucos recursos e pouco tempo na TV, mas com criatividade, até um palhaço pode se eleger hoje em dia, por causa de vídeos que viralizam na Internet.

A imprensa tradicional levou anos, talvez décadas, para conseguir promover as passeatas pelas Diretas Já. Um grupo de garotos, com suas fanpages, fez algo semelhante em questão de meses, para juntar milhões de pessoas contra a corrupção.

"Não adianta tirar os corruptos do poder e colocar outros no lugar" - você pode dizer. É verdade, então teremos que tirar os outros corruptos também, e depois os outros, até que os honestos ocupem os cargos decisivos nas esferas do poder.

Faremos isso com foices e martelos? Não mais. Faremos isso com smartphones. Graças aos nerds.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.