domingo, 25 de setembro de 2016

A essência do projeto

Obra residencial no loteamento "Terras do Cancioneiro" em Paulínia. (Publicado no Facebook em 25 de setembro de 2015)
Obra residencial no loteamento "Terras do Cancioneiro" em Paulínia.

Os Beatles foram pioneiros em muita coisa nos anos de 1960. Mesmo depois do fim da banda, eles continuaram surpreendendo o mercado musical lançando, na década de 1990, uma coleção denominada "Anthology" com três álbuns duplos repletos de músicas não lançadas oficialmente, versões alternativas de grandes sucessos, e versões de ensaio.

Quando você ouve a versão "demo" de um sucesso, é lógico que o estranhamento é a primeira sensação. A música crua e sem refinamento, no entanto, também cola em seus ouvidos e há quem veja nelas o seu valor.

Na Arquitetura ocorre algo semelhante. As revistas e livros publicam as obras prontas, limpas, organizadas e bem acabadas. Apenas construções grandiosas são retratadas em seu andamento, como aconteceu com Brasília.

Em geral os arquitetos tem algum receio de publicar suas obras ainda em construção. É compreensível. Pessoalmente visito várias obras e sempre que posso levo minha câmera para ir treinando o olhar, para depois captar as melhores imagens do projeto concluído.

Hoje abro uma exceção, compartilhando a imagem de uma obra ainda em construção, tal qual um compositor mostraria uma versão "demo" de sua canção, antes de seu lançamento oficial.

Faltam as cores, as esquadrias, as texturas finais, os rufos, o revestimento do piso. Mas a essência do projeto está presente. Obviamente minha opinião é suspeita, mas estou ansioso para ver essa casa pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.