terça-feira, 5 de julho de 2016

Ódio ao sódio

Punho cerrado após aferição de pressão arterial.
Punho cerrado após aferição de pressão arterial.

Aviso aos navegantes: esta crônica não tem caráter técnico e científico. Quando o assunto é saúde, consulte os profissionais da área.

O palmeirense discute com o corintiano para saber qual time de futebol venceu mais campeonatos brasileiros. Enquanto isso, o sódio se embrenha nos sanduíches de mortadela devorados pelos turistas que visitam o Mercadão de São Paulo.

Coxinhas e petralhas se acusam mutuamente de terem provocado a crise econômica que tomou conta do Brasil, motivados ora por razões eleitorais, ora por planos mirabolantes para a manutenção do poder. Enquanto isso, o sódio se mistura com o doce sabor das bolachas de chocolate, consumidas pelos filhos de ambos.

Judeus e muçulmanos discutem o reconhecimento da Palestina numa contenda com origem centenária. Enquanto isso, o sódio - presente no sal da terra - é adicionado aos refrigerantes que matam a sede de quem atravessa o deserto.

Muitos cristãos não se conformam com os ateus, e parte deles trata os cristãos como ignorantes. Enquanto isso, o sódio faz a festa no pacote do macarrão instantâneo, que todos comem quando estão com preguiça de cozinhar ou jantar fora.

Por isso, o grande embate do século não será entre progressistas e conservadores ou entre democratas e republicanos. O grande embate do século se dará dentro do seu organismo, entre o sódio e o potássio.

O sódio é muito usado pela indústria alimentícia (e de junk food) como conservante. O problema do excesso do sódio na dieta, é que ele ajuda a reter líquidos no organismo, elevando a pressão arterial. E quando a pressão arterial permanece alta, o indivíduo - cada vez mais precocemente - torna-se hipertenso, correndo o risco de ter problemas cardíacos e renais em função disso.

Como a hipertensão é silenciosa em vários casos, muitos jovens que não verificam sua pressão arterial estão correndo o risco de ter suas vidas abreviadas em dez, quinze, vinte anos. Quem se descobre hipertenso e não consegue controlar esta condição com reeducação alimentar e exercícios físicos, fica dependente de remédios para sempre.

Os remédios para controlar a pressão são baratos demais, pois são subsidiados pelo governo. Por isso a população não se revolta contra o excesso de sódio nos produtos alimentares. É mais fácil odiar o irmão, não é mesmo?

Paz, amor & potássio

O mundo não precisa de mais violência, intolerância, ódio e sódio. O mundo precisa de mais paz, amor e potássio. O potássio quase não deu as caras nesta história, mas ao contrário do sódio, ele possui propriedades diuréticas, que ajudam a baixar a pressão sanguínea.

O problema do potássio é que ele não é exatamente um queridinho da indústria alimentícia. Ele está presente em alimentos sem verbas publicitárias, como feijão preto, banana, salmão, abacate, espinafre, batata e molho de tomate caseiro. Pelo menos é o que andei lendo na minha busca por informações sobre o assunto.

Assim como a democracia precisa dos azuis e dos vermelhos, nosso corpo necessita de sódio e potássio, mas nunca em doses cavalares. Não estamos pregando o fim do inimigo ideológico e do sódio, apenas o equilíbrio num ambiente saudável de coexistência.

O lance do "ódio ao sódio" no título foi apenas um chamariz baseado na sonoridade das palavras, para que você prestasse atenção ao tema. Vá medir sua pressão. Se ela estiver alta (acima de 13,5 por 8,5) procure um cardiologista. Isso pode a diferença na sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.