sábado, 16 de julho de 2016

No ramo da manutenção predial não existe clima ruim

Casa e escritório do arquiteto na Rua Alemanha 240,  Jardim Europa em Paulínia/SP.
Casa e escritório do arquiteto na Rua Alemanha 240,  Jardim Europa em Paulínia/SP.

Publicado originalmente no Facebook em 16 de janeiro de 2016:

Vou contar um segredo de arquiteto para vocês: as casas não são como esculturas de mármore, que resistem por centenas de anos sem qualquer tipo de manutenção.

As casas, assim como os carros, precisam de uma revisão anual, com a diferença que você não leva a casa numa oficina, mas traz os "mecânicos" até ela. Quando a manutenção preventiva não é feita, os pormenores se acumulam até se transformarem em transtornos.

Mesmo quem é cuidadoso com seu imóvel pode ser surpreendido por um imprevisto. Aconteceu comigo depois da chuvarada que assolou o interior de São Paulo.

Alguns parafusos que fixam as telhas metálicas da minha cobertura se oxidaram com o passar dos anos, gerando um incômodo vazamento justamente sobre a laje do meu escritório.

Neste sábado de manhã pedi socorro para um pedreiro de confiança. Subimos no forro e verificamos o que ocorreu. Para não ter que trocar os parafusos, resolvemos comprar uma resina plástica para besuntar eles, sanando o problema até que o tempo se firme para trocarmos o que for necessário.

Fui até a loja mais próxima do bairro, que estava fechada. Estiquei o caminho até a avenida central e outra loja, bem maior, também estava fechada. O jeito foi ir até a única loja que certamente estaria aberta, mesmo sabendo que lá os preços são um pouco mais altos.

Não deu outra: peguei senha para ser atendido por um dos cinco balconistas. Havia duas funcionárias nos caixas e muitos clientes falando alto, como se estivessem num mercado de peixe.

E a crise? Ela certamente existe para os dois lojistas que estavam fechados, mas passa longe da loja que abriu neste sábado de manhã.

No ramo da manutenção predial não existe clima ruim. Assim como ninguém deixa de consertar o carro que usa para ir trabalhar, ninguém deixa de arrumar a própria casa quando acontece um problema aparente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.