sexta-feira, 8 de julho de 2016

Seis motivos pelos quais não gosto de listas

Seis motivos pelos quais não gosto de listas

As listas estão na moda, se disseminando em sites e e-books distribuídos gratuitamente, desde que você forneça seu precioso e-mail de contato. Pessoalmente não aprecio listas. Eis as razões:

1) Listas não são textos. São listas.
Escrever um texto é trabalhoso. É preciso elaborar uma introdução para fisgar o leitor, lhe fornecer argumentos substanciosos e coroar sua expectativa com uma conclusão matadora. As listas quebram essa lógica. É como namorar sem as preliminares.

2) Listas são coisas de gente preguiçosa.
Alguém, com muita preguiça para elaborar um artigo, mas querendo agradar quem tem preguiça de ler um textão, coleta tópicos com algum parentesco que lhe garanta um ar de sabedoria. É importante ser reconhecido como autoridade, mesmo sem ser autor de algo relevante.

3) Listas trazem itens redundantes.
Vide os dois primeiros itens dessa lista.

4) Listas promovem rótulos.
O que são listas senão um tipo de classificação? No debate das ideias, classificar é o mesmo que rotular, e com isso se diminui conceitualmente o objeto de uma questão ou o oponente, que tem opiniões diferentes.

5) Sempre tem alguma exceção.
Por exemplo, eu gostei dessa lista que demonstra que não gosto de listas.

6) Listas contém enchimento de linguiça.
Geralmente, quando falta algo para completar o número proposto de uma lista, se pensa em algo engraçadinho para descontrair a pessoa que fez a leitura até o fim.

Se tem uma coisa que me irrita mais do que listas, são textos que terminam com a pergunta "E você?"

- E você? O que achou dessa lista?

Veja também:

4 comentários:

  1. Sensacional. Que belo exemplo de metalinguagem. Esse blog aqui deveria estar na lista dos melhores endereços da internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando o elemento responde seu comentário com muitas exclamações? Em breve: MAIS SEIS motivos pelos quais não gosto de listas. Não perca!!!

      Excluir
  2. Discordo parcialmente do seu pensamento. Quando vou ao supermercado, não vou elaborar um texto lógico, com uma introdução para fisgar quem lerá, que fornecerá argumentos substanciosos e coroará a expectativa com uma conclusão matadora. Não é preciso fazer uma introdução do tipo: será uma viagem a um lugar repleto de produtos diversos, incluindo os alimentícios. No local, será feita uma busca por um cereal branco ou parboilizado, cultivado em terras alagadas (arroz). Que combina especialmente com uma leguminosa, de várias cores, podendo ser preto, marrom, vermelho ou branco (feijão).

    Acho que uma lista é mais fácil, neste caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que publique sua próxima lista de compras no supermercado em algum site ou blog. Seu argumento só reforça o quanto as listas são enfadonhas, quando tentam substituir construções literárias de fato.

      Excluir

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.