sexta-feira, 25 de maio de 2018

Você sabe o que é OPEP?

Cartaz promocional do filme "Mad Max" de 1979.
Cartaz promocional do filme "Mad Max" de 1979.

Nos últimos 50 anos, todas as grandes crises brasileiras foram deflagradas por canetadas da OPEP. A OPEP controla o preço do barril do petróleo.

Em 1973 a OPEP levou o preço do barril de petróleo até a estratosfera, sepultando o milagre econômico brasileiro. Os militares reagiram criando o Proálcool, que ao longo dos anos fez do país uma referência em biocombustíveis, graças ao seu território continental, que transformou várias regiões do país num grande canavial.

Então a OPEP diminuiu o preço do barril de petróleo: o suficiente para o governo brasileiro abandonar o setor alcooleiro. Muitas cidades quebraram, mas quem se importou?

O preço do barril de petróleo foi subindo novamente. O Brasil consegue chegar na camada do pré-sal para extrair petróleo numa relação de custo-benefício compensadora. Paralelamente, os EUA começam a explorar o xisto como fonte energética.

Novamente a OPEP reduz o preço do barril de petróleo, pela metade, pulverizando o sonho bolivariano da Venezuela, quebrando a indústria do xisto americano, arrebentando com o pré-sal e, por tabela, com a arrecadação do Rio de Janeiro.

E agora o preço do barril de petróleo está novamente em alta. O preço dos combustíveis sobe no Brasil. Caminhoneiros entram em greve. O mercado fica desabastecido. E vislumbramos o caos num país tropical.

E você, sabe o que significa OPEP? Se você não sabe, não é o único. Os políticos brasileiros também não sabem. Agem todos como baratas tontas nas últimas décadas.

Nossos candidatos ficam preocupados se fulano vai fazer campanha na cadeia. Se ciclano vai decolar nas pesquisas. Se o outro será a favor das reformas. E ninguém propõe um projeto de nação, com questões estratégicas.

E qual seria um ponto estratégico central? O Brasil não pode ser dependente da matriz energética do petróleo. O Brasil não pode abandonar uma programa eficiente de bicombustíveis. O Brasil não pode depender só do transporte rodoviário. O Brasil precisa de hidrovias. O Brasil precisa de ferrovias. O Brasil precisa escoar a produção agrícola do centro-oeste com mais eficiência.

O problema é que tudo isso leva bem mais de quatro anos para ser implementado, e a cabeça dos políticos só consegue pensar em períodos de dois anos, que alternam as eleições municipais com as eleições gerais.

O Brasil precisa de estadistas, gente que pense acima do horizonte de capitães, sindicalistas e agentes do mercado. Nenhum deles, isoladamente, tem as respostas para problemas estruturais.

Crise agudas passam, mas precisamos combater as crises crônicas. E uma delas é provocada pela OPEP.

Você sabe o que é OPEP?

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.