quinta-feira, 31 de maio de 2018

Habeas Corpus Christi

Decoração de rua em Caçapava (SP) para comemorar o Corpus Christi em 2002.
Decoração de rua em Caçapava (SP) para comemorar o Corpus Christi em 2002.

Você certamente está habituado a ouvir a expressão "Habeas corpus" no noticiário da TV, sempre que um juiz manda soltar algum figurão da cadeia. De acordo com o Wikipédia, "Habeas corpus é uma garantia constitucional em favor de quem sofre violência ou ameaça de constrangimento ilegal na sua liberdade de locomoção, por parte de autoridade legítima. Etimologicamente significa, em latim, "Que tenhas o teu corpo" (a expressão completa é habeas corpus ad subjiciendum)."

Como hoje é dia de Corpus Christi, também fui ao Wikipédia em busca de uma definição fácil de compreender: "Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo), generalizada em Portugal como Corpo de Deus é um evento baseado em tradições católicas realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes."

Vale notar que, nos quatro Evangelhos, não há qualquer menção a advogados que pleitearam o Habeas corpus para Jesus Cristo, quando ele foi julgado e condenado por uma conjugação entre romanos e judeus de seu tempo.

No entanto, em sua trajetória, Jesus Cristo exerceu plenamente seu direito ao Habeas corpus. Ele e seus discípulos não tinham residência fixa e vagavam pelas vilas e cidadelas para pregar a boa nova. Eles não tinham um travesseiro fixo para repousar a cabeça de noite e, de certo modo, isto significa a plena liberdade de ir e vir.

Guardo boas lembranças dos feriados de Corpus  Christi, como já relatei em meu site de Arquitetura, no tempo em que este blog não existia.

Por vezes nos vemos atordoados com problemas do cotidiano - como pagar contas e resolver conflitos típicos do trabalho - que não teríamos se fôssemos nômades e peripatéticos, feito Jesus Cristo e seus discípulos.

Peripatéticos? A Wikipédia explica novamente: ""Peripatético" (em grego clássico: περιπατητικός), é a palavra grega para 'ambulante' ou 'itinerante'. Peripatéticos (ou 'os que passeiam') eram discípulos de Aristóteles, em razão do hábito do filósofo de ensinar ao ar livre, caminhando enquanto lia e dava preleções, por sob os portais cobertos do Liceu, conhecidos como perípatos, ou sob as árvores que o cercavam."


Para ser peripatético, como Cristo nos ensina, precisamos de Habeas corpus. Portanto, dia de Corpus Christi é dia de celebrar a liberdade.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.