quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Ela se chamava Hertha

Publicado originalmente no Facebook em 05 de outubro de 2013.

Estes dias estava na casa do pai e ele colocou para tocar uma fita cassete digitalizada com músicas alemãs. A fita, por sua vez, tinha sido gravada a partir de discos de vinil que eram da vó Hertha, há muitos anos.

Quando meu pai passou a fita para o computador ele também digitalizou a capa, que eu havia desenhado, como fazia com diversas outras fitas das bandas de rock que gostava de ouvir no Fusca.

O sobrenome Tosetto entrega que sou descendente de italianos, mas também sou descendente de alemães e poloneses, por parte de mãe, de quem herdei o sobrenome Mantei, carregando também o sangue de Schadeck e Pähl.

Estas famílias vieram para o Brasil, quando o governo ofertou terras para os alemães desbravarem no começo do século 20, no Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina e Paraná.

Gente brava, honesta e trabalhadora. Eles ajudaram a construir a riqueza deste país. Hoje estão querendo retomar parte destas terras - colônias - e devolver para quem nunca cultivou elas. Mas isso é outra história.

O que importa é lembrar com carinho da vó Hertha e do vô Ernesto, que falavam alemão e tomavam chimarrão, em cuja casa acolhedora eu sempre comia pão com "schmier".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.