segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Dias das Bruxas? Protesto!

Detalhe do retrato de Martinho Lutero, feito por Lucas Cranach em 1528. (Texto publicado no Facebook em 31 de outubro de 2012 e revisado aqui).
Detalhe do retrato de Martinho Lutero, feito por Lucas Cranach em 1528.

31 de Outubro. Para muitos é o Dia das Bruxas. Para outros é o Dia do Saci. Mas para a Cultura Ocidental, da qual você faz parte mesmo sem querer - desde que esteja lendo esta mensagem - 31 de Outubro é o Dia da Reforma Protestante.

meio milênio o Padre Martinho Lutero - que após ser excomungado se tornaria Pastor - declarava suas teses contra as práticas da Igreja Católica (que na época vendia indulgências - algo como um lugar no paraíso ou seguro de perdão pós-morte dos pecados) dando início à Igreja Luterana e posteriormente a outras crenças protestantes, cuja ética influenciou o Iluminismo e a Revolução Industrial.

Se hoje você tem liberdade religiosa - e até liberdade para não crer - 31 de Outubro é um dia para ser comemorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.