Páginas

sábado, 3 de fevereiro de 2024

A casa do Monteiro Lobato em Monteiro Lobato

"Pelos janelões compreendemos como aquele cenário influenciou um dos escritores e editores de livros mais importantes do Brasil, a despeito da eventual campanha ideológica de cancelamento de sua obra."
"Pelos janelões compreendemos como aquele cenário influenciou um dos escritores e editores de livros mais importantes do Brasil, a despeito da eventual campanha ideológica de cancelamento de sua obra."

Se um dia você for para Caçapava, no Vale do Paraíba em São Paulo, poderá fazer um tour agendado pela fábrica de chocolates da Nestlé ou conhecer o museu municipal de carros antigos, cujo acervo foi de um colecionador pioneiro no Brasil.

Você também pode cruzar a ponte sobre o rio Paraíba e transitar pela Estrada Vicinal do Livro, que aponta para o alto da Serra da Mantiqueira, onde o asfalto dá lugar para um caminho de terra, buracos e valetas resultantes de erosões, entre o morro de um lado e o penhasco do outro, cuja mata fechada esconde as quedas de água que inundam as orelhas com um som anestesiante. A mudança da civilização moderna para o breu passadista é gradual, mas subitamente você se vê numa atmosfera diferente.

Eis que avistamos um senhor usando gorro de duende, camisa listrada e botinas caipiras, ajeitando a linha numa vara de pescar. Passamos por ele como se fosse um fantasma vivendo numa realidade paralela. Ele sequer levantou a cabeça para ver de quem era aquele carro que deveria ser o único que veria naquele dia.

- Parece um personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo - comentei.

- Cuidado com o barranco, estou com medo - alguém respondeu.

Passado o trecho mais alto e crítico da jornada, reencontramos o asfalto. A primeira porteira à nossa direita levava à casa onde Monteiro Lobato morou e escreveu "Urupês". Há anos queria conhecer aquele lugar.

As casas coloniais do século XIX são muito diferentes das nossas. O pé-direito é alto, o assoalho de madeira geme sobre um porão que estoca histórias jamais contadas. A mobília de madeira escura esconde gatos que nos espreitam discretamente.

A dona atual do imóvel nos conta um pouco do que sabe, mas pelos janelões compreendemos como aquele cenário influenciou um dos escritores e editores de livros mais importantes do Brasil, a despeito da eventual campanha ideológica de cancelamento de sua obra.

Caminhando pelo galinheiro e pela edícula que abriga o fogão de lenha, vislumbramos a trilha que leva a uma cachoeira e procuramos pelo rastro do Saci-pererê. O medo da Cuca nos impede de prosseguir.

Diante da ameaça das chuvas, fomos embora mais cedo, para evitar uma barriga de uns 60 quilômetros na volta para casa.

Veja também:

"Urupês e outros contos" de Monteiro Lobato (Amazon)

Conselhos para um jovem estagiário

Boas perguntas não precisam de respostas imediatas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.