Páginas

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Sobre a cadência para ler e escrever

"Ler é para ser algo prazeroso, antes de ser apenas útil para alguma coisa. É como fazer amor."
"Ler é para ser algo prazeroso, antes de ser apenas útil para alguma coisa. É como fazer amor."

Estava correndo os olhos pela minha estante de livros e contabilizei 21 obras compradas e ainda não lidas. Quase meio salário mínimo não justificado, à espera de redenção.

Esse fator combinado com minha falta de talento para pular Carnaval me fez reforçar laços de amizade com Aristóteles (Categorias), Sêneca (Sobre o Ócio), Cícero (Dos Deveres) e São Bento (terminei a leitura de suas regras). Livros curtinhos que amenizam o desleixo de acumular papel no escritório.

Nestes dias preguiçosos, leio um pouco, faço um pedal, vejo um filme antigo no YouTube (Eles Vivem, de John Carpenter, foi um deles).

Há alguns dias, me perguntaram o que penso sobre ouvir audiobooks ao invés de ler os livros. Respondi que ouvir é um ato passivo, dado que nascemos com a capacidade de ouvir. Ninguém precisa ir até a escola para aprender isso. Mas é preciso aprender a ler. Ler é um ato que pode ser passivo, mas também pode ser ativo, quando interagimos mentalmente com o autor, pausando ou retardando o andamento da leitura enquanto formulamos nossos pensamentos ou reações sobre o que está escrito.

Que ouvinte de livro consegue fazer isso, especialmente quando opta pela velocidade aumentada?

Pois tem gente que alega falta de tempo para ler, então ouve um livro com velocidade duplicada enquanto faz outra coisa. Isso me soa como desperdício de tempo.

Ler é para ser algo prazeroso, antes de ser apenas útil para alguma coisa. É como fazer amor. Quem começa e termina uma relação em 45 segundos está fazendo alguma coisa errada. Não é melhor que o casal sustente o ato por longos minutos?

Para que a pressa de terminar um livro? Para começar outro? Para contabilizar quantos livros foram lidos num ano? Bobagem.

O mesmo se aplica ao ato de escrever. Certa vez me perguntaram se era possível contratar alguém para escrever um livro em menos de dois meses.

Um livro é como um filho - quem deseja ser pai ou mãe só deveria terceirizar esse intento em último caso. Após a concepção, é preciso esperar nove meses. A natureza foi sábia em não permitir que um bebê humano nasça com apenas dois meses de gestação.

Quantos anos vive uma criança bem formada? E um livro?

Veja também:

Dos Deveres, por Cícero (Amazon)

Setas Para Lugar Nenhum

A casa do Monteiro Lobato em Monteiro Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.