terça-feira, 3 de abril de 2018

Mesmo os tempos ruins são bons

"Barcos de Pesca na Praia de Saintes-Maries" (1888).  Pintura de Vincent van Gogh (1853-1890) exposta no Van Gogh Museum em Amsterdã, na Holanda.  [Texto publicado originalmente no grupo da Suno Research no Facebook em 15 de dezembro de 2017.]
"Barcos de Pesca na Praia de Saintes-Maries" (1888).  Pintura de Vincent van Gogh (1853-1890) exposta no Van Gogh Museum em Amsterdã, na Holanda.

Recentemente estava comentando com um amigo que nós devemos ser seletivos com tudo que lemos, ouvimos e assistimos através das diversas mídias, pois o tempo todo estamos num processo de PNL - Programação Neurolinguística.

Se músicas podem ser interpretadas do ponto de vista matemático - no seu ritmo, harmonia e melodia - então a frequência do pensamento resultante de uma audição acaba influenciando o nosso comportamento. O mesmo vale para poemas cadenciados e para a métrica escondida em textos sagrados, a mesma que os cabalistas estudam.

Pessoalmente, cresci ouvindo bandas de Rock: Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd... Até hoje tenho preferência por músicas mais antigas, dos anos de 1960 até 1990. Das bandas mais recentes, aprecio Oasis, Blur e Radiohead.

Aos poucos vamos conhecendo bandas que não fizeram tanto sucesso, mas que eram muito boas, como Kinks e Tremeloes - esta última tem uma música com um título sugestivo: "Even The Bad Times Are Good" - onde o sujeito consegue ver o lado bom, mesmo nas situações difíceis.

Para quem não conhece, segue o link para ouvir no Deezer.

Ocorreu-me que esta canção pode ser entoada por aqueles que investem no mercado financeiro através da estratégia dos dividendos, da qual também sou adepto.

Vejamos: nós torcemos para que as cotações das ações das melhores empresas pagadoras de dividendos caiam, pois deste modo o Dividend Yield fica mais atrativo.

Então, se as agências internacionais de classificação de risco rebaixam a nota do Brasil, os investidores estrangeiros tiram dinheiro da Bolsa de São Paulo: as ações caem, mas isto não significa que o valor intrínseco das empresas também vai cair.

Esta é uma notícia ruim para muitos? Sim. Mas para o investidor da estratégia de dividendos ela tem um lado bom.

Vivalendo.com recomenda:


Quando o Federal Reserve - o banco central dos Estados Unidos - anuncia um aumento de 0,25% nas taxa básica de juros, a Bolsa de São Paulo sofre, pois os investidores mais conservadores levam seu dinheiro para o mercado norte-americano.

Ruim para quem foca no valor patrimonial das ações. Bom para quem deseja comprar ótimas ações de bons indicadores fundamentalistas, com desconto.

Por outro lado, quando dizem que a Reforma da Previdência sairá em breve, o mercado financeiro interpreta isso com bons olhos: as ações se valorizam.

Se, deste modo, fica ruim para quem investe em dividendos, ao menos para quem já está com a posição montada o seu patrimônio aumenta, lhe gerando a necessidade de estocar recursos na renda fixa, para esperar novas oportunidades.

E assim por diante.

Para quem adota a estratégia dos dividendos, não tem tempo ruim. O investidor que a segue é como o velejador que sabe ajustar as velas para navegar contra as correntes predominantes dos ventos.

"Mesmo os tempos ruins são bons, desde que eu possa correr para você, meus caros dividendos."

Acompanhando a Suno Research, você tem acesso a conteúdo de valor, que te ensina a velejar contra os ventos no mercado de capitais. Programe-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.