sábado, 25 de novembro de 2017

Entre Morungaba e Tuiuti

Capela entre Morungaba e Tuiuti.
Capela entre Morungaba e Tuiuti.

Você já ouviu falar de Morungaba? A cidadezinha faz divisa com Campinas, mas não há uma estrada asfaltada ligando os municípios. O campineiro precisa pagar pedágio em Itatiba para chegar até lá, ou se aventurar nas estradas de terra que passam pelo Pico das Cabras.

Num desses domingos preguiçosos resolvi dar uma chance para Morungaba. Fui lá ver o que a cidade tem de bom, pois ouvi dizer que tem um lindo parque ecológico lá, chamado "Pedro Mineiro".

O caminho para chegar lá é tão belo quanto perigoso. A pista simples passa por um taquaral numa curva onde os motoqueiros gostam de deitar os casacos de couro, torcendo os cabos. Cruzes no acostamento não assustam eles.

Para nossa decepção o parque estava fechado, por tempo indeterminado. A gente tentou dar uma forcinha para Morungaba, mas fica para uma próxima vez.

- Vamos dar um giro pelo centro - Disse para minha esposa. Mas tudo estava fechado, como antigamente era o costume em nossa cidade.

Então percebi um vislumbre de estrada vicinal. É por ali que seguimos, para navegar sobre rodas em terras nunca antes exploradas. No meio do nada encontramos a capelinha onde a fé se manifesta com mais intensidade do que nas grandes catedrais esquecidas nas metrópoles.

A ponte sobre o Rio Jaguari indicava a divisa com Tuiuti - outra cidadezinha que só alguns paulistas conhecem. Lembrei que dali sobe uma estrada pela serrinha até Amparo, onde tem um polo astronômico.

"Beleza: o domingo está salvo" - pensei.

Então começou a chover.

Liguei o limpador do para-brisa e vi pelo retrovisor que minha garotinha caiu no sono. A borracha das palhetas se arrastando pelo vidro, num ritmo lento e constante, ganhou eco na cabine do carro, pois o rádio estava desligado.

Tão perto e tão longe de casa - dado que nas chuvas torrenciais a gente anda mais devagar - só queria estar de volta para o sofá, de onde não deveria ter saído naquele domingo preguiçoso.

Então, os fachos de farol alto dos veículos em sentido contrário me lembravam de manter as mãos firmes no volante, embora minha vida estivesse passando em revisão na minha mente.

No fim das contas, o passeio sem destino certo teve sua serventia.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.