quarta-feira, 6 de setembro de 2017

A imaginação é inoxidável

Seria um Chevy Sedan 1957?
Seria um Chevy Sedan 1957?

Fiquei sabendo que meu avô, Anibal Tosetto, aprendeu técnicas de carpintaria com engenheiros ingleses que trabalhavam na mina de carvão de Caçapava, abandonada há décadas.

Resolvi investigar.

Recentemente estive na cidade para uma comemoração em família e arrastei um primo pela zona rural, por estradas vicinais que se estreitavam e conduziam para o passado, até uma cancela que nos impediu de progredir.

A mina de carvão de Caçapava agora é uma fazenda de reflorestamento, pertencente a uma empresa do setor de celulose.

Mas a expedição não foi perdida. Na volta havia uma bifurcação que contornava um sítio repleto de carros antigos, alguns abandonados no relento.

Além da cerca de arame farpado, avistei este sedan que me parece um Chevrolet do fim dos anos de 1950. O veículo está irrecuperável.

Quando vejo um automóvel neste estado, fico me perguntando como ele chegou neste ponto. Quem o dirigiu por último? Quem namorou no banco de trás dele? Quantos donos ele teve? Quantas viagens ele fez?

Perguntas que ficarão sem respostas, mas que na imaginação de alguns viram histórias que não enferrujam.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.